Etapa 03: Aciaria/Vazamento

Para a próxima etapa de fabricação das peças fundidas da ALTONA, a aciaria conta com fornos de fusão à arco e à indução, de diferentes capacidades para a produção de sofisticadas ligas:


Os fornos utilizados para a produção de aço pela Altona são o forno elétrico a arco e o forno a indução magnética.


Além disso, um sistema de refino AOD permite excepcional flexibilidade, permitindo uma capacidade de 8 ton. de aço líquido.


Forno elétrico a arco: Nos fornos a arco, o calor necessário para a fusão da carga é gerado através de uma descarga elétrica denominada arco voltáico, que pode atingir temperaturas de até 1800ºC.


Forno a arco direto: Nos fornos a arco direto o arco voltáico é formado entre a própria carga e três eletrodos verticais dispostos paralelamente. Esses eletrodos são de grafite e consumidos durante o processo.


Forno elétrico a indução: O forno elétrico a indução é constituído de um cadinho envolto por uma bobina de tubos de cobre refrigerados a água, por onde passa uma corrente elétrica alternada. Quando essa energia é ativada pela bobina que circunda o cadinho, é induzida uma corrente eletromagnética na carga do forno. Essas correntes ao percorrerem a carga induzem correntes parasitas no metal, produzindo efeito de aquecimento.