Nossa História

Paul Werner era um engenheiro alemão cheio de ideias que não hesitou ao convite de instalar a primeira central telefônica de Blumenau. Assim, partiu em 1923 da Alemanha para a então pequena cidade no sul do Brasil.

 

Em Blumenau, conheceu Ersnt Auerbach, ferreiro localizado no Bairro Altona (atual Itoupava Seca). Do empreendedorismo e da vontade de desenvolver soluções, surgiu a Auerbach & Werner em 08 de março de 1924.

 

Partindo de utensílios domésticos e agrícolas, a empresa cresceu, incorporando o aço em 1933 com o nome Electro Aço Altona S.A, passando a ser o símbolo do pioneirismo e da coragem de inovar. Nasce então a primeira fundição de aço de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil. Incrementando seu trabalho e sua inovação, a Altona progrediu ainda mais, em parceria com novos mercados que aqueciam o desenvolvimento.

 antiga

Na década de 70, transcende fronteiras: a ALTONA inicia suas atividades de exportação, fornecendo peças para países como EUA e Alemanha, contribuindo nos setores de transporte, químico/petroquímico, naval e off-shore.


Em 1994, a certificação ISO 9001 reconhece a qualidade de processos fabris e a Altona desponta como uma das primeiras fundições em aço a conquistar essa certificação.

 

Em 2000, é selecionada pela Revista Exame como uma das melhores empresas para se trabalhar.

 

No ano de 2006, conquista a ISO/TS 16949, um importante reconhecimento no fornecimento de peças dentro do mais alto nível de qualidade de processo, produto e cliente para o setor automotivo.

 

É a primeira fundição de aço no mundo a receber esse certificado. Recebe a re-certificação ISO 9001:2008.

 

Hoje, a Altona é uma empresa reconhecida por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais.

 

É com este princípio que a Altona trabalha, realizando ações contínuas na busca pela tecnologia e novidades de mercado.

 

Todos os dias, a Altona reassume seu compromisso com a economia global, seus clientes e colaboradores, estando presente em importantes segmentos para o desenvolvimento: 

 

Automotivo, Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, Transporte Pesado, Geração de Energia (Hidráulica, Térmica e Nuclear), Naval, Off Shore, Petrolífero, Químico, Mineração e Dragagem.